segunda-feira, 24 de maio de 2010

Comece a poupar dinheiro hoje!

Como você poupa o seu dinheiro?

Quantas vezes você vê seu dinheiro se esvair como água do seu bolso com aquela sensação de não ter o controle para impedi-lo. Cafezinhos, cigarros, cerveja, compras, gasolina, aluguel, etc, etc, etc...e é mais um final de mês em apuros. Aí o jeito é apelar para fontes de crédito fácil, porém com taxas de juros catastróficas como é o caso do cheque especial e do cartão de crédito, que são utilizados desordenadamente para tapar os buracos causados por gastar mais do que se ganha.

Poupar mais do que se ganha é um dos princípios básicos para se acumular capital e garantir uma vida financeira sem sustos. É uma regra de ouro, que se aplica para qualquer indivíduo, independente de seu padrão de vida e status social, isto é, até os ricos têm que seguir esse princípio. Aliás, a grande maioria deles aprendeu cedo essa prática e a segue à risca para a manutenção e expansão do capital.

A questão não é se privar de todos os prazeres e levar uma vida avarenta, na qual todo centavo é guardado com unhas e dentes. Entretanto, não se iluda com um padrão de vida que você não consegue arcar. Tenha humildade e sabedoria para não se deixar levar por pessoas que têm a aparência como prioridade. Seja realista! Questione a si mesmo sobre possíveis necessidades de consumo.

  • Será que esse carro novo é realmente necessário?
  • Será que eu necessito esse televisor novo?
  • Será que eu realmente preciso comprar aquele “gadget” que acabou de sair no mercado?
Todo mundo gosta de comprar. Muitas pessoas (eu inclusive) já viveram em algum momento aquela felicidade instantânea propiciada por uma compra. E sem radicalismos, ela não deve ser condenada desde que seja realizada com consciência e planejamento. 
O mundo todo está interessado no seu dinheiro, e você, que deveria ser o maior interessado, muitas vezes o joga fora sem nenhum pensamento prévio sobre a finalidade do gasto.

É importante que cada um de nós nos imponha com certo bom senso uma quantia mensal a ser poupada e que essa prática faça parte do nosso dia-a-dia.
Todo início de mês, com o dinheiro na mão, seja o primeiro a receber. Separe uma quantia e pague a você mesmo antes de começar a pagar os outros.

Comece já essa prática!

Ainda temos muitas outras coisas para tratar sobre esse tema e sobre o que fazer com todo o dinheiro poupado, mas isso é assunto para próximos posts.
Partice do blog com comentários! Conte-nos como você poupa o seu dinheiro?
O seu comentário é muito importante e sempre bem-vindo!


Até a próxima!

0 comments:

Postar um comentário