terça-feira, 25 de maio de 2010

Como você se imagina no futuro?

Algum de vocês já tentou se imaginar 5 ou 10 anos mais velho? Já fizeram planos, projetos e metas a serem alcançadas nos próximos anos?
Alguém já pensou em ser rico daqui a 10 anos!? Será que isso é um sonho inatingível?

Se você ainda nunca parou para planejar e se imaginar no futuro, faça isso o quanto antes! A maioria dos nossos contemporaneos bem sucedidos enxerga a vida sempre um passo a frente, e talvez esse seja o motivo deles estarem sempre mais bem preparados pro que possa vir.

Planejar o futuro não é algo exato ou único. É como tudo na vida, não há um plano perfeito, na verdade, é preciso contar com planos A, B, C e D. As situações normalmente são muito difíceis de prever, mas as reações para determinadas situações geralmente são semelhantes, por isso é muito mais conveniente ter cartas na manga pra não levar rasteira do destino, ou pra conseguir levantar-se rapidamente uma vez tendo caído.
No mundo financeiro há uma máxima que se faz verdadeira:

Os seus rendimentos de amanha dependem das suas ações de hoje.

Como já citado em outros artigos, o dinheiro poupado e investido por um longo período e à juros razoáveis pode levar qualquer um à fortuna.
E tudo se torna bem mais simples do que parecia no início. Qualquer plano financeiro visando um futuro promissor se resume a otimização desses 3 fatores:

  1. Volume de dinheiro poupado.
  2. Lucro devido ao investimento desse dinheiro.
  3. Tempo em que esse dinheiro é poupado e fica investido.

Entretanto, precisamos estar a par de eventuais circunstâncias que podem atrapalhar a realização do nosso plano A. Por isso a importância de se ter um plano B, C e D.
Para nossa sorte, os perigos que nos cercam também podem ser facilmente reconhecidos:

Não é sempre que conseguimos poupar um valor fixo. Ou seja, devemos estar atentos para possíveis emergências financeiras.

Qualquer investimento apresenta seu devido risco. É fundamental conhecer a fundo o negócio em que se está investindo, para que desse modo, uma avaliação satisfatória dos riscos factível evitando assim grandes perdas.

O tempo também é um fator relativo, sobretudo para os investimentos. Há investimentos que só são interessantes a longo prazo, como 5 ou 10 anos depois. Há outros de médio e curto prazo. O “day-trade” por exemplo, que é a compra e venda de ações da bolsa em um único dia, é um investimento de curtíssimo prazo. Imponha prazos coerentes para cada um de seus investimentos.

Enfim, na hora de fazer planos para o seu dinheiro, tudo deve ser muito bem analisado. Pondere, aja com bom senso e moderação. Não faca loucuras, não dê tiros no escuro. Como guia para ajudá-los nessa caminhada, preparei uma lista com 5 atividades que julgo necessárias para um futuro financeiro bem sucedido:
  1. Planeje sua vida financeira para os próximos 1, 2, 5, 10, 15 anos!
  2. Não deixe se surpreender com as reviravoltas da vida. Esteja sempre um passo a frente dos demais!
  3. Trace sempre metas claras e atingíveis e seja persistente para consegui-las. Se algo não sair como o esperado, tenha calma para analisar a situação.
  4. Comece cedo! O quanto antes melhor! O tempo é um fator primordial nesse jogo!
  5. Invista em VOCÊ! Você é o seu maior patrimônio, aprenda sempre para se tornar melhor e mais preparado pro mundo!
Agora é sua vez leitor. Como você enxerga sua vida financeira no futuro? Quais sao seus planos para aumentar suas riquezas?

Sua participação é muito importante!

Até a próxima!

0 comments:

Postar um comentário