sábado, 29 de maio de 2010

O que fazer com o décimo terceiro?

Após um ano inteiro de trabalho duro, finalmente o tão esperado décimo terceiro chega ao seu bolso. E agora, José? O que fazer?
O fundamental nesse momento é manter a calma. Não se afobe e evite gastar desnecessariamente por saber que possui um dinheiro extra. O rumo desse dinheiro deve ser pensado e repensado com sabedoria.
Analisando esse assunto, pensei em listar nesse post 5 tópicos sobre possíveis bons usos desse dinheiro:
 
  1. Pague suas dívidas: sabe aquela dívida que por tantas vezes te tirou o sono durante o ano, esse é o momento de se ver livre dela! Use o seu bônus e dê de presente a você mesmo esse alívio financeiro. 
  2. Faça um fundo de emergência: guarde seu dinheiro para épocas de vacas magras. Muitas vezes a vida nos coloca em situações que não prevíamos, por isso, esteja preparado. O seu décimo terceiro poupado pode ser sua salvação nessas horas. 
  3. Invista o dinheiro: se você já tem nenhuma necessidade tão urgente, que tal aumentar seus ativos? Procure um tipo de investimento que você conhece bem e faca com que seu dinheiro extra trabalhe por você. 
  4. Gastos imediatos urgentes: o seu sofá está de pé por milagre? Quando chove sua casa vira uma goteira só? Os pneus do seu carro estão mais carecas que o (alguem careca!)? Enfim, quando o gasto é realmente necessário, vale a pena usar o décimo terceiro para cobri-lo. 
  5. Poupe para as férias: muita gente tira férias no meio do ano, e o dinheiro as vezes fica curto nessa data. Por isso, por que não poupar o décimo terceiro para as tão merecidas férias?
 
Claro que existem vários outros bons usos para décimo terceiro que não estão na lista. Como eu disse, é algo que você pode tomar como base, não são mandamentos que devem ser estritamente seguidos. Cada um tem suas peculiaridades e seus próprios métodos, o importante é usar o dinheiro com consciência. Esse é o principal intuito do Dinheiro Consciente: ajudar você a achar o SEU melhor caminho financeiro.
 
Participe do DC, deixe seus comentários, escreva-me um email.
 
Até a próxima.

5 comments:

Tomaz C Frausino on 29 de maio de 2010 21:27 disse...

Meus pais sempre fazem isso com o décimo terceiro... são boas dicas...

Guilherme Bayara on 30 de maio de 2010 14:16 disse...

Ótimas dicas!
Muitas pessoas apenas se endividam mais. É triste.

Marcela on 30 de maio de 2010 21:40 disse...

Olá Souza,

Gostei e muito das suas argumentações, ao escolher/definir este passos, e como bem disse, são apenas sugestões, cada um exerce da maneira que acha correto, desde que consciente. O que é fundamental para mim, é o planejamento, a partir dele, as probabilidades de algo dar errado são menores, desta forma, não me assustou ler isto em pleno maio, afinal o décimo terceiro é fruto de um ano inteiro de trabalho.

se quiser e puder:

http://memoriaspsicodelicas.blogspot.com

Daniel Silva on 30 de maio de 2010 21:43 disse...

Meu décimo nunca vejo, sempre vai para quitar dividas...acho que nem sou digno de ler esse blog... nao sigo nada que ele fala...rs.

* Tamy . Pucca * on 31 de maio de 2010 14:57 disse...

Gostei bastante do blog .... eu que agora que estou começando a administrar meu dinheiro !! ^^

Postar um comentário