sábado, 29 de maio de 2010

O que fazer com o décimo terceiro?

Após um ano inteiro de trabalho duro, finalmente o tão esperado décimo terceiro chega ao seu bolso. E agora, José? O que fazer?
O fundamental nesse momento é manter a calma. Não se afobe e evite gastar desnecessariamente por saber que possui um dinheiro extra. O rumo desse dinheiro deve ser pensado e repensado com sabedoria.
Analisando esse assunto, pensei em listar nesse post 5 tópicos sobre possíveis bons usos desse dinheiro:
 
  1. Pague suas dívidas: sabe aquela dívida que por tantas vezes te tirou o sono durante o ano, esse é o momento de se ver livre dela! Use o seu bônus e dê de presente a você mesmo esse alívio financeiro. 
  2. Faça um fundo de emergência: guarde seu dinheiro para épocas de vacas magras. Muitas vezes a vida nos coloca em situações que não prevíamos, por isso, esteja preparado. O seu décimo terceiro poupado pode ser sua salvação nessas horas. 
  3. Invista o dinheiro: se você já tem nenhuma necessidade tão urgente, que tal aumentar seus ativos? Procure um tipo de investimento que você conhece bem e faca com que seu dinheiro extra trabalhe por você. 
  4. Gastos imediatos urgentes: o seu sofá está de pé por milagre? Quando chove sua casa vira uma goteira só? Os pneus do seu carro estão mais carecas que o (alguem careca!)? Enfim, quando o gasto é realmente necessário, vale a pena usar o décimo terceiro para cobri-lo. 
  5. Poupe para as férias: muita gente tira férias no meio do ano, e o dinheiro as vezes fica curto nessa data. Por isso, por que não poupar o décimo terceiro para as tão merecidas férias?
 
Claro que existem vários outros bons usos para décimo terceiro que não estão na lista. Como eu disse, é algo que você pode tomar como base, não são mandamentos que devem ser estritamente seguidos. Cada um tem suas peculiaridades e seus próprios métodos, o importante é usar o dinheiro com consciência. Esse é o principal intuito do Dinheiro Consciente: ajudar você a achar o SEU melhor caminho financeiro.
 
Participe do DC, deixe seus comentários, escreva-me um email.
 
Até a próxima.

5 comments:

Tomaz C Frausino on 29 de maio de 2010 21:27 disse...

Meus pais sempre fazem isso com o décimo terceiro... são boas dicas...

Guilherme Bayara on 30 de maio de 2010 14:16 disse...

Ótimas dicas!
Muitas pessoas apenas se endividam mais. É triste.

Marcela on 30 de maio de 2010 21:40 disse...

Olá Souza,

Gostei e muito das suas argumentações, ao escolher/definir este passos, e como bem disse, são apenas sugestões, cada um exerce da maneira que acha correto, desde que consciente. O que é fundamental para mim, é o planejamento, a partir dele, as probabilidades de algo dar errado são menores, desta forma, não me assustou ler isto em pleno maio, afinal o décimo terceiro é fruto de um ano inteiro de trabalho.

se quiser e puder:

http://memoriaspsicodelicas.blogspot.com

Daniel Silva on 30 de maio de 2010 21:43 disse...

Meu décimo nunca vejo, sempre vai para quitar dividas...acho que nem sou digno de ler esse blog... nao sigo nada que ele fala...rs.

Anônimo disse...

Gostei bastante do blog .... eu que agora que estou começando a administrar meu dinheiro !! ^^

Postar um comentário